domingo, 10 de abril de 2011

Tipos de circuito.

Circuito Fechado e Circuito Aberto.

  Um circuito fechado tem um percurso completo para o fluxo da corrente. Um circuito aberto não tem, o que significa que ele não funciona. Se é a primeira vez que você está se informando sobre circuitos, pode ser que imagine que um circuito aberto é como uma porta ou portão aberto pelo qual a corrente pode fluir. E, quando fechado, ele seria como uma porta fechada pela qual a corrente não fluiria. Na verdade, o que acontece é o oposto, de modo que talvez seja preciso algum tempo para que você se acostume a esse conceito.
(circuito fechado)                                        (circuito aberto)

Curto Circuito.

  Um curto-circuito é um percurso de menor resistência (normalmente realizado de maneira não intencional) que contorna parte do circuito. Isso pode acontecer quando dois fios desencapados em um circuito se tocam. A parte do circuito que a corrente não percorre devido ao curto-circuito deixa de funcionar, e uma corrente intensa começa a fluir. Isso pode gerar alto aquecimento dos fios e causar incêndio. Como medida de segurança, fusíveis e disjuntores abrem o circuito automaticamente quando a corrente é excessiva.

Circuito em série.

   Em um circuito serial, a mesma corrente flui por todos os componentes. A tensão total em ação no circuito é a soma das tensões em cada componente e a resistência total é a soma das resistências de todo os componentes. Num circuito como esse, V = V1+V2+V3 e R = R1+R2+R3. Um exemplo de circuito serial é um conjunto de luzes de Natal. Caso qualquer das lâmpadas queime, não haverá fluxo de corrente e nenhuma das lâmpadas se acenderá.


(circuito em série)

Circuito em paralelo.

  Circuito em paralelo é quando os componentes de um circuito não estão interligados, cada um está independente ligado a fonte, portanto, são independentes. Em um circuito em paralelo, a corrente que passa pelos componentes não é totalmente interrompida no caso de algum deles queimar e também não há perda de tensão no circuito.


(circuito em paralelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário