quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hidráulica Introdução

    A hidráulica é excencial para a Indústria , sem ela não existiriam muitas das máquinas modernas de hoje em dia , e seus processos seriam bem mais demorados e difíceis.
    Existem 3 métodos conhecidos de transmissão de Potência na esfera comercial:

              - mecânica
              - elétrica
              - fluídica (hidropneumática)

    Nos dias atuais , sem a energia fluídica , a tecnologia moderna e a hidráulica seriam impossíveis !
    O Fluído é qualquer substância capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que o contém. A Hidráulica basicamente é a ciência que estuda líquidos em escoamento e sob pressão.Também existem os sistemas óleo-hidráulicos que utilizam como elemento transmissor o óleo que sob pressão é praticamente incompressível.

      A hidráulica é dividida basicamente em duas partes semelhantes.

Hidráulica Industrial: que trata de máquinas e sistemas hidráulicos utilizados na Indústria (prensas , injetoras , tornos...)
Hidráulica Móvil: que são mecanismos hidráulicos existentes nos sistemas de transportes e cargas (caminhoes , aviões , tratores , navios ...) 

    Todo Sistema Hidráulico tem um Sistema de Geração:  constituído por reservatório , filtros , bombas , motores , acumuladores , intensificadores de pressão ; Sistema de Distribuição de Controle : constituído por válvulas controladoras de vazão , pressão e direcionais ; Sistema de Aplicação de Energia : atuadores , motores hidráulicos e osciladores.




       Vantagens e Desvantagens dos Sistemas Hidráulicos

Vantagens : É um sistema de fácil instalação , flexibilidade ; permite rápida e suave invenção de movimento ; possibilidades de variações micrométricas na velocidade ; são sistemas autolubrificados ; têm pequeno peso e tamanho em relação a potência assumida ; são de fácil proteção ; o óleo hidráulico é um excelente trocador de calor...

Desvantagens: Seu custo é mais elevado ; baixo rendimento pois transforma energia elétrica em mecânica , mecânica em hidráulica , e finalmente hidráulica em mecânica ; vazamentos internos e externos ; perigo de incêndio , pois o óleo mineral normalmente é inflamável...



Nenhum comentário:

Postar um comentário