domingo, 17 de abril de 2011

Robótica

  A Robótica e a Mecatrônica estão muito interligadas, já que a mecatrônica aborda matérias essenciais para a robótica, como a mecânica, programação e eletrônica.
  Um robô é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, no entanto, recentemente a robótica tem estado mais presente em tarefas domésticas como em robôs aspiradores ou cortadores de grama, e também tem sido muito aplicados em cirurgias, mineração, busca e resgate e até localização e desarmamento de bombas.
(Robô aspirador de pó.)
(Cortador de grama.)


(Braço robô industrial.)
(Robô cirurgião. Permite a realização de cirurgias extremamente complicadas, com extrema precisão e redução de riscos.)


  A Robótica também busca a semelhança com o homem, desenvolvendo robôs humanóides com inteligência artificial cada vez mais desenvolvida e movimentos cada vez mais naturais.
  Um dos maiores sucessos da robótica é o Asimo, desenvolvido pela Honda. O Asimo é capaz de analisar o ambiente a seu redor, detectar e contornar obstáculos, podendo seguir autonomamente uma rota pré-estabelecida, mediante tecnologia Autonomous Continuous Movement .
A principal inovação diz respeito, no entanto, à possibilidade de correr à velocidade de 3 km/h, pela inclusão de avançados sensores e mecanismos de equilíbrio, apoiados no movimento dos braços e da zona pélvica. A tecnologia Posture Control permite que o robô exiba um andar mais “humano”.
A velocidade máxima de marcha, por sua vez, subiu de 1,6 para 2,5 km/h.


  Veja a seguir uma propaganda da Honda com o uso do Asimo:


  Mesmo com todos os avanços recentes, a robótica ainda avançara muito mais, podendo chegar ao nível dos robôs vistos em filmes como Eu Robô, Exterminador do Futuro e Star Wars, e este avanço, está cada vez mais rápido. Não se sabe o quão desenvolvidos os robôs estarão daqui a 40 ou 50 anos, mas nós podemos imaginar esse mundo, e ele é extremamente promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário