quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aço

  O aço é um material de extrema importância atualmente, ele pode ser aço ao carbono, variando entre baixo, médio e alto carbono, ou aço liga, que contém outros tipos de metais incorporados.
  Por enquanto falaremos apenas do aço ao carbono. Ele é constantemente confundido com ferro, mas a verdade é que é quase impossível se achar algo feito apenas de ferro, o material mais utilizado é o aço, que é resultado da fundição do ferro com a incorporação de carbono. O aço ao carbono possui no máximo 2% de carbono em sua composição, o resto é minério de ferro, a função do carbono é dar maior rigidez ao material.



  Para se obter o aço ao carbono, o minério é jogado em gigantes fornalhas chamadas de Alto Fornos, que alcançam até 60 metros de altura com temperatura que ultrapassa os 1000°C. O ferro é jogado junto com calcário e carvão para separar as impurezas. As impurezas(escória) são separadas do ferro gusa (que é o ferro em estado líquido) e este é colocado em carro torpedo que o leva até um forno conversor, onde através de reações químicas o nível de carbono(C) é reduzido para o nível desejado. O aço se solidifica e se transforma em um lingote que futuramente passara por laminação, onde poderá se transformar em chapas, barras, tubos, etc...


(Lingotes de Aço ao Carbono.)

  Após todo esse processo, o aço poderá passar por processos de usinagem onde  ganhara forma e podera se transformar em peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário