quarta-feira, 13 de abril de 2011

GRANDEZAS ELÉTRICAS

Corrente elétrica: é o movimento ordenado de elétrons livres em um condutor devidamente alimentado . É simbolizado pela letra I , sua unidade de medida é o ampere simbolizado pela letra A , seu aparelho de medição é o amperímetro


                I[A] ->  corrente elétrica em amperes

                     I = P/U       I²=P/R       I = U/R

Tensão elétrica : é a diferença de força entre dois pontos de um condutor , causada pelo excesso ou falta de elétrons , que por sua vez da origem à corrente elétrica.
    Pode-se dizer que tensão elétrica é a diferença de potência (ddp). a tensão elétrica é simbolizada pela letra U , seu aparelho de medição é o voltímetro.


             U[V]  -> tensão elétrica em volts.

                        U = P/I    U = R.I    U² = P.R

Potência elétrica : é o trabalho produzido pela aplicação da tensão elétrica versus corrente elétrica. É simbolizado pela letra P , sua unidade de medida é o watt , simbolizado pela letra W , seu aparelho de medição é o wattímetro.


            P[W] ->  potência elétrica

                    P = U.I       P = U²/R       P = R.I²

Resistência elétrica: é a resistência oferecida à passagem de corrente alternada por um indutor ou capacitor num circuito. É simbolizado pela letra R , sua unidade de media é o ohm , também simbolizado por Ω , seu aparelho de medida é o verificador de impedância , se verificando a parte reativa do circuito.




                   R = P / I ²      R = V / I       R = V² / P
 
Impedância: é constituida da união da resistência elétrica e a reatância elétrica. É simbolizado pela letra Z , sua unidade de mdida é o ohm , simbolizado por Ω  , sua relação com resistência e reatância elétrica é:

(eletroimã.)

Z = R + jX
Z² = R² + X²  =>  Z² = R² + (XL - Xc)²

Z = impedância em ohm's
R = resistência em ohm's
Xc = reatância capacitiva em ohm's
XL = reatância indutiva em ohm's



Um comentário:

  1. Orra, vi o blog de vocês na comu e achei muito bom as matérias. O blog mostra que Mecatronica não é só ficar fazendo robozinho.
    Parabéns!!

    Voces são da ETEC do Tatuapé??

    ResponderExcluir