quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ferro Fundido

  O ferro fundido é o que chamamos de uma liga ternária. Isso quer dizer que ele é composto de três elementos: ferro, carbono (2 a 4,5 %) e silício (1 a 3 %). Existe ainda o ferro fundido ligado, ao qual outros elementos de liga são acrescentados para dar alguma propriedade especial  à liga básica.
  O processo de confecção do ferro fundido é similar ao do aço comum, mas por possuir muito mais carbono, sua ductibilidade (capacidade de se deformar) e soldabilidade diminuem muito. Por conta de tais propriedades, as peças em ferro fundido geralmente são feitas em moldes por sua usinagem ser muito difícil. No entanto, o processo é mais longo, leva mais tempo, tem menor produtividade e acaba saindo mais caro.

  Dependendo da quantidade de cada elemento e da maneira como o material é resfriado o ferro fundido será:

Cinzento - Apresenta boa usinabilidade e grande capacidade de absorver vibrações, além de ser muito resistente. Por causa dessas características são usados para fazer suportes, barras e  barramentos para máquinas industriais, carcaças e platôs de embreagem, etc...



Branco - É formado na solidificação, quando não ocorre a formação da grafita e todo o carbono fica na forma de carboneto de ferro. Para que isso ocorra, os teores de carbono e de silício devem ser menores e a velocidade de resfriamento maior. Possuem elevada dureza e uma grande resistência à compressão, desgaste e abrasão. É usado em aparelhos de mineração e moagem, rodas de vagões e revestimento de moinhos.



Maleável de núcleo preto - Tem maior ductibilidade que o cinzento e o branco. É usado em suportes de molas, caixas de direção, cubos de roda, bielas, etc...

Maleável de núcleo branco - Possui propriedades semelhantes as do aço ao carbono. É usado na fabricação de barras de torção. corpos de mancais, flanges para tubos de escapamento.

Nodular - Apresenta partículas arredondadas de grafita. Pode apresentar características como usinabilidade, resistência mecânica e a corrosão melhores que alguns aços ao carbono.

Um comentário:

  1. olá. Gostaria de referências sobre empresas que trabalham com esse tipo de material.

    ResponderExcluir