CONTINUAÇÃO
b) Componentes Ativos:
Os componentes ativos são aqueles que podem gerar ou amplificar sinais e temos dois grupos principais.O primeiro , mais antigo e não muito usado atualmente (a não ser em aplicações especiais) , consiste daqueles que trabalham com base em tubos de gás ou vácuo , ou seja , válvulas; e o segundo (mais moderno) trata das propriedades dos materiais semicondutores , isto é , dispositivos de estado sólido.
- Transistores Bipolares:
Os transistores são componentes formados por 3 pedaços de materiais semicondutores. Os transistores são os componentes mais importantes dos circuitos eletrônicos , pois podem gerar e amplificar sinais além de funcionar como chaves controladas eletrônicamente.
Na figura abaixo temos os aspectos de alguns transistores comuns.
Os de média e alta potência são usados para controlar correntes intensas como , por exemplo , as que circulam por um motor . Estes transistores são dotados de elementos para instalação em um radiador de calor.
O radiador de calor nada mais é do que uma chapa de metal com dobras que ajudam na transferência do calor gerado para o meio ambiente.
Observe que os transistores possuem terminais de emissor (E) , coletor (C) , e base (B) que devem ser ligados corretamente em qualquer projeto.
Eles são indicados por um "tipo de fábrica" como BC548 , 2N2222 , BF 494 , TIP31 , etc...
Para usar um trasistor é preciso ter em conta a tensão máxima , a corrente máxima e o ganho (fator de amplificação) que pode variar entre 5 e 10000.
Na operação normal , a corrente aplicada à base do transistor controla a corrente que circula
entre o emissor e o coletor.
- Transistor de efeito de campo:
Um tipo de transistor muito utilizado atualmente é o FRT ou Field Effect Transistor (Transistor de Efeito de Campo) , cujos símbolos e aspecto são ilustrados abaixo:
Um tipo de transistor muito utilizado atualmente é o FRT ou Field Effect Transistor (Transistor de Efeito de Campo) , cujos símbolos e aspecto são ilustrados abaixo: