quarta-feira, 11 de maio de 2011

OS COMPONENTES ELETRÔNICOS 3

CONTINUAÇÃO
c) Acessórios:
    Os acessórios são partes de um projeto que não pertencem propriamente aos circuitos , mas que são importantes. Estes componentes sustentam partes do circuito ou fazem conexão. Temos os seguintes exemplos:

- Placas de circuito impresso:
    Os componentes eletrônicos são montados e soldados em placas de materiais isolantes , onde existem gravadas trilhas de cobre que funcionam como os fios de ligação entre estes componentes.
Elas são denominadas placas de circuito impresso. Na figura abaixo temos um exemplo de placa.
Placa de circuito impresso


   O padrão de desenho das trilhas de cobre de uma placa depende do circuito que vai ser montado.Assim sendo , para as fábricas o que se tem é um projeto e uma produção em massa da placa que vai suportar o circuito determinado em fabricação.
    Para a montagem de um protótipo , como acontece num laboratório de Mecatrônica ou por um amador , por exemplo , a placa deverá ser projetada e manufaturada individualmente.
   O projeto pode ser feito manualmente ou por meio de programas especiais existentes para essa finalidade , os quais desenham e simulam o circuito, além de desenhar sua placa.
   As placas são ,  então,  gravadas e corroídas utilizando-se kits que contêm as substâncias necessárias.
   Outra possibilidade para o projeto e montagem de protótipos é a utilização de matrizes de contatos ou placas universais , como as ilustradas abaixo.




    Na matriz de contatos , os componentes são encaixados sem a necessidade de solda e interligados com pedaços de fios. A troca de configurações é simples e uma vez verificado o seu funcionamento pode-se partir para uma montagem definitiva. Uma placa com o mesmo padrão permite transferir diretamente o projeto para uma versão definitiva com componentes soldados.
    Outros elementos acessórios são de grande utilidade , tais como:

-Suportes de pilhas
-Botões de controle
-Suportes de fusíveis
-Tomadas e conectores
-Interruptores e chaves
-Cabos de ligação
-Caixas para montagem
-Soquetes para circuitos integrados
-Radiadores de calor
-Bornes e garras jacaré

   Ao tratar dos projetos práticos é comum serem agregadas às listas de materiais alguns dos elementos acessórios.

CONCLUSÃO

O que vimos nestes posts foi apenas uma visão geral dos componentes eletrônicos usados nos projetos de Mecatrônica. Por ela ser muito abrangente e complexa, não é possível exemplificar e explicar tdos os componentes e todas as suas funções, mas é possível se ter uma idéia do funcionamento dos componentes mais comuns e simples.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário